top of page
  • Foto do escritorOtimiza Rentáveis

5 DICAS PARA ENCONTRAR UM BOM CORRETOR DE IMÓVEIS

Adquirir um imóvel não é tarefa fácil. É um processo que envolve diversos fatores, tais como: altas quantias de dinheiro, diversas opções disponíveis no mercado, burocracia, dentre outros.


Essa tarefa torna-se mais fácil quando acompanhada por um profissional qualificado com experiência nesse tipo de transação.


O problema está quando o processo é feito sem esse profissional ou pior, por um profissional não qualificado.


Neste post falaremos sobre 5 fatores chave para você encontrar um bom profissional e ele te ajudar a fazer excelentes negócios.


1 - Peça indicações dos seus amigos e familiares próximos que fizeram alguma transação imobiliária recente. O mercado imobiliário, embora pouco volátil, está passando por uma fase de transformação. Certifique-se de que esse profissional esteja por dentro do que acontece no momento como taxa de juros, reajustes e comportamento do mercado local.


2 - Busque os últimos imóveis vendidos por esse corretor. É importante analisar quais produtos ele vendeu, de quais construtoras e se quem fez essas aquisições ficou satisfeito com o atendimento e profissionalismo. Muitos corretores entendem as construtoras como suas clientes pois as mesmas têm programas de premiação com viagens, carros e benefícios em geral e muitos profissionais não olham para a demanda do cliente. Eles simplesmente tentam vender os imóveis de determinada empresa a qualquer custo em prol do benefício próprio.


3 - Avalie o histórico da imobiliária e/ou profissional autônomo. Quantos anos de mercado essa empresa e/ou pessoa tem. Se possui as credenciais necessárias para atuar no mercado como CRECI. Se oferece um setor jurídico para análise do contrato que será firmado. Se tem documentação desimpedida para emissão de Nota Fiscal. Se domina a burocracia do Registro de Imóveis da região e se conhece o processo de emissão de certidões e documentos em geral, seja o imóvel financiado ou não.


4 - Observe o domínio do corretor sobre os produtos ofertados. No caso de imóveis na planta, se o profissional conhece a construtora e seu histórico de entrega e padrão construtivo. Se existe Registro de Incorporação e Afetação de

Patrimônio. Se domina o memorial descritivo, forma de pagamento e o que o empreendimento oferece. Se sabe a previsão final do custo de condomínio, se tem ideia do quanto o índice de correção afetará no valor pago ao final da obra. No caso de imóveis prontos, se soube observar o estado do imóvel e a relação dele com o valor do negócio. Se sabe o custo condominial, de IPTU, de água e taxas diversas média. Se o imóvel está desimpedido de ônus fiscais. Se a matrícula do Registro de Imóveis está atualizada e este imóvel pode ser financiado ou não.


5 - Atente-se ao profissionalismo. É muito importante observar se o profissional vai cumprir com o combinado em situações básicas. Pontualidade, cordialidade, clareza na comunicação e assertividade nas informações. Nem sempre o profissional ocupado é o mais requisitado, certas vezes pode ser apenas o desorganizado. Nem sempre o profissional mais velho é o mais experiente, pode ser que tenha apenas mais tempo de mercado. Nem sempre o que tem mais opções é o que sabe mais delas, às vezes o profissional que tem muita oferta

sabe um pouco de todas e nada de nenhuma.


Quando for escolher um profissional corretor de imóveis, se atente a estes fatores! O processo de aquisição de um bem imóvel não é simples, mas pode ser uma experiência muito prazerosa se for acompanhada de um profissional qualificado.

2 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page